Artigos

Percepção

Você conhece alguém que consegue distinguir uma nota da outra só pelo som? É raro conhecer quem consiga. As pessoas que conseguem interpretar as freqüências sonoras tem o chamado “ouvido absoluto”. Não há como garantir ouvido absoluto para ninguém, mas existe também o    “ouvido relativo”, o que já é algo muito bom. O ouvido relativo depende de uma referência para fazer associação entre as notas. Um bom teste seria eu tocar duas notas seguidas e te contar que a primeira foi a Lá, aí você conseguiria “adivinhar” a outra porque se apegaria a essa referência. Se você toca um acorde para quem tem ouvido relativo ele diz: “É um acorde menor”, se tocar para quem tem ouvido absoluto a resposta será: “É um acorde de Sol menor, ouço as três notas presentes no acorde (sol, si bemol e ré)”. Reconhecer um acorde, uma escala ou uma simples nota para muitos parece ser impossível. Imagine chegar ao extremo de você ouvir uma buzina e saber qual nota musical é aquela ou ligar o rádio e ao começar a música já saber a tonalidade. Ou então ouvir um solo de guitarra qualquer e já desvendar que a escala usada é, por exemplo, a “Pentatônica menor em Ré”. Dizem que o compositor Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) teria exclamado “Sol sustenido!” ao ouvir o guincho de um porco. Aqui no ocidente, somente um em cada 10.000 indivíduos tem uma audição assim; na China e no Vietnã, mais da metade da população tem.

Eis alguns músicos que possuem ouvido absoluto:

- Stevie Wonder, compositor americano. – Yngwie Malmsteen, guitarrista sueco. – Ritchie Blackmore, guitarrista inglês. – Hermeto Paschoal, compositor brasileiro. – Yo-yo Ma, violoncelista chinês. – Oscar Peterson, pianista canadense.

Se você não está entre estes afortunados não desanime, é possível chegar lá, ou pelo menos melhorar bem. Quanto mais cedo começar melhor, crianças principalmente. Se você está interessado pelo assunto e quer desenvolver e lapidar sua percepção saiba que este é um tema fortemente abordado em meus cursos. Consulte a seção “aulas”.

 

CALENDÁRIO

março 2019
S T Q Q S S D
« jun    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

ARTIGOS

@shergom      

NUVEM DE TAGS