Artigos

Cifras e solos pela Net

Quem já não buscou na Internet uma música cifrada, ou um solo em tablatura? A Internet é uma maravilha, mas não é muito confiável! A quantidade de músicas cifradas de forma errada é imensa, além de tablaturas cheias de notas trocadas.

Isto acontece porque qualquer um pode colocar qualquer coisa, do jeito que quiser, e assim disponibilizar para os outros usuários um material bem questionável. Mesmo que o faça bem intencionado, afinal, creio que ninguém cifra uma música erroneamente porque quer.
Os grandes portais não tem interesse em contratar um profissional para supervisionar e corrigir as músicas que disponibilizam, mas bem que poderiam…
Eu entendo que é uma boa opção pra quem não sabe ainda tirar uma música sozinho, mas tome cuidado! Sei de gente que imprimiu a música e levou para uma apresentação horas mais tarde e aí, quando abriu a folha e começou a tocar foi um desastre. Confiou demais no site, precisava ter checado antes.

Uma dica que posso te dar é que simplesmente ouça com atenção o que está tocando conforme a transcrição achada na Internet.
Está tudo realmente “casando” com a música? Os acordes caem no trecho indicado ou estão mal posicionados?
Em suma, antes de sair decorando o que viu num site, dê uma analisada. Ouça com cuidado e tente corrigir qualquer deslize.
Mas vamos supor que você deu a sorte de achar a música que queria cifrada da forma correta, porém, na hora de cantar é que percebe que a tonalidade está péssima! E agora?

Pois é, quanta gente não desiste de tocar uma música legal só porque a tonalidade não era a ideal pra quem iria cantá-la…   Você não deveria desistir da música, deveria aprender como transportá-la para qualquer tonalidade. APRENDER é a palavra chave. Por isso a outra dica é que procure fazer aula e assim evoluir para nunca mais depender de outrem para tirar uma música pra você.

O bom professor te ensinará a usar as ferramentas necessárias para tal e lapidará sua percepção. E aí você se surpreenderá com o tanto que é capaz.

CALENDÁRIO

dezembro 2018
S T Q Q S S D
« jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

ARTIGOS

@shergom      

NUVEM DE TAGS