VIOLÃO

Minha intenção ao citar meus instrumentos preferidos não é fazer propaganda e sim ajudar quem tem dúvida e quer uma boa dica. Não há interesse lucrativo nas minhas indicações, não sou “endorser” de nenhuma das marcas que cito neste site. Então pode ter certeza de que é uma opinião sincera e gratuita.

 

INSTRUMENTOS PREDILETOS

Violões são instrumentos especiais. O modelo Clássico (mais tradicional, usado especialmente por quem toca erudito, flamenco, bossa nova…) usa cordas de nylon. Mas há muitos outros tipos, como o Flat (tem corpo mais fino), o Folk, o Sete Cordas, o Doze Cordas, o Jumbo (tem o som mais encorpado), e por aí vai. Eu particularmente prefiro violões sem cortes no corpo. Seja para torná-los elétricos como para dar aquela entrada para se alcançar mais casas. Para mim, quanto menos se fura o corpo melhor! Mesmo em estúdio ou “ao vivo” prefiro microfoná-los. Mas entre tantas marcas, qual delas escolher?
Bom, quando falamos em marcas vale a pena separá-las em dois grupos: Violões para milionários e violões para quem tem o orçamento mais justo. Marcas como Taylor e Martin são certeza de ótimos violões, mas tem preços estratosféricos. Então, pra ficar um pouco mais pé no chão vou citar a Yamaha como marca que só produz instrumentos de qualidade. Desde o mais barato até o mais caro, um violão Yamaha sempre será bem feito, com um super cuidado no acabamento. Eu nunca peguei um Yamaha que não mostrasse capricho em todos os detalhes. Eu uso Yamaha em casa, em minha escola e também para gravar. A linha “Silent Guitar” é perfeita para quem quer estudar sem incomodar ninguém, além de funcionar muito bem quando plugado. E que design!!! Clique nas fotos abaixo para conhecer alguns dos diferentes modelos de violão.

 

 

 

Ninguém fica imparcial diante de um violão Ovation. Seu design exclusivo é de muito bom gosto.
Os modelos tem o fundo arredondado os trabalhos das bocas são verdadeiras obras de arte. O segredo do som do Ovation está na sua construção cheia de boas sacadas. Os Preamps que equipam estes violões são de cair o queixo! Além de possuírem afinador cromático digital embutido, também eliminam a necessidade de usar direct box. Mas o melhor é que não tem chiado, e o equalizador é muito bom. Tudo isto mostra que um Ovation não é só beleza, também tem conteúdo!

 

 

 

VIOLONISTAS PREDILETOS

  Matteo Carcassi – Cada música é uma aula…
  Paco de Lucia – Pura raça! É uma lenda viva do violão.
  Egberto Gismonti – Simplesmente genial! Deve ter vindo de outra galáxia!
  André Geraissati – Extremo bom gosto e muita experimentação.

 

SHOWS PREDILETOS