INTERATIVIDADE

 
Para afinar o violão ou a guitarra temos que primeiramente  acertar uma das cordas através do “Diapasão”.Há três tipos de diapasão:

1. Diapasão de garfo – Emite a vibração  da nota Lá.
Como a quinta corda do violão solta é justamente a nota Lá basta acerta-la com o diapasão e depois, usando-a como referência, afinamos as demais cordas.

2. Diapasão de sopro – É um apito que emite o som da nota Lá na mesma altura da corda solta. Há também modelos com seis apitos, cada um emitindo o som de uma das cordas.

3. Diapasão eletrônico – Este aparelho capta o som da corda e indica se ela está na altura correta, mostrando através de um “led” ou uma seta se é preciso tencionar ou afrouxar mais a corda até chegar à altura exata.

Apesar de muito útil para shows ao vivo, palcos escuros, etc. este diapasão não deve ser usado como desculpa de quem não consegue afinar o instrumento, qualquer pessoa pode treinar o ouvido a ponto de reconhecer quando as notas estão igualadas e portanto afinadas.

Após adquirir um diapasão tenha o hábito de sempre manter seu instrumento devidamente afinado de acordo.

Diapasão de garfo Diapasão de sopro Diapasão eletrônico
Supondo que você já tenha ajustado o som da quinta corda (Lá) com o diapasão a maneira mais comum de afinar o instrumento é igualando o som emitido quando se aperta a quinta casa de uma corda com o som da corda abaixo solta.
Mas cuidado! Na terceira corda aperta-se a quarta casa ao invés da quinta.Veja o gráfico abaixo e interprete como as cordas de seu instrumento devem ser afinadas:
Há outras maneiras de se afinar o instrumento e uma delas é gerando um harmônico natural, mas isto fica pra uma próxima.Tenha como meta o dia em que nem precisará mais do diapasão, pois já o terá assimilado em sua mente. Acredite, é possível!
Jogos musicais interativos para você treinar!